1D

2D

– Síntese do Projeto

O Projeto Cultural prevê a Implantação do Departamento de Tradições Gaúchas – DTG -, na Associação dos Funcionários da Herval, com o objetivo de oferecer aulas gratuitas da Dança Tradicional do Rio Grande do Sul às crianças, jovens e adultos da comunidade do município de Dois Irmãos. Posteriormente, os alunos vão participar de Rodeios Culturais pelo Estado.

3D

– Objetivos

Objetivo geral: Fomentar a prática das danças tradicionais gaúchas no Município de Dois Irmãos, através da formação de um Departamento de Tradições – DTG, aberto à comunidade geral.

– Objetivos específicos

5D

– Justificativa

A dança oportuniza, em primeiro lugar que cada participante desenvolva uma consciência corporal, que não ocorreria sem algum tipo de pratica que teste a potencialidade de seus movimentos, que são pura expressão de como esse sujeito comunica-se com o mundo, e de como extravasa suas emoções. Tem-se na dança ainda uma ferramenta preciosa do exercício da criatividade e da autonomia, sendo desta forma, em qualquer que seja seu estilo, importante para promover o desenvolvimento integral de seus praticantes.

As danças tradicionais gaúchas, além de todo o beneficio do movimento do corpo, apresenta ainda um contexto histórico e de memoria da formação étnica do Estado. São elas: o Anu, o Balaio, a Cana Verde, o Caranguejo, o Chico Sapateado ou Cuiquinho, a Chimarrita, a Chimarrita Balão, o Chote Carreirinho, o Chote de Sete Voltas, o Chote de Duas Damas, o Chote de Quatro Passi, o Chote Inglês, a Havaneira Marcada, o Maçanico, a Meia Canha (polca de relação), o Pau de Fitas, o Pezinho, o Queromana, a Rancheira de Carreirinha, o Rilo, a Roseira, o Sarrabalho, o Tatu, o Tatu de Volta no Meio e a Tirana do Lenço.

6D

– Investimentos

O Projeto Cultural Implantação de Tradições Gaúchas – DTG – na Associação dos Funcionários da Herval foi aprovado pela Comissão Nacional de Incentivo a Cultura, sob numero PRONAC n. 129770. Enquadrado pelo MinC no artigo 18 da Lei Rouanet o patrocinador poderá investir até 4% (PJ) e 6% (PF) do Imposto de Renda devido e abater 100% do valor aportado ao projeto.

VALOR TOTAL DO PROJETO: R$ 125.525,00

7D

– Benefícios para o patrocinador

– Benefícios para o patrocinador

VALOR POR COTA (2): R$ 62.762,50

10